O que é psicanálise? O que é o significante? Como ensinar o que a psicanálise nos ensina? Como articular o impossível do analisar com a evidência da eficácia da prática analítica?

Quest√Ķes como estas est√£o na base do que se pode pretender como forma√ß√£o do psicanalista e, ao tempo em que n√£o comportam respostas conclusivas, v√£o produzindo prolifera√ß√Ķes discursivas neste campo, aberto desde sua estrutura; √© assim a inven√ß√£o freudiana.

A Fazenda Freudiana de Goi√Ęnia traz esta marca constituinte de um fazer, fazer freudianamente e fazer banhado neste caldo de cultura que nos constitui desde este lugar geogr√°fico.

A forma√ß√£o que a Fazenda sustenta se ap√≥ia no cl√°ssico trip constitu√≠do pela an√°lise pessoal, a supervis√£o e o percurso institucional demonstrado pelo questionamento da teoria e a produ√ß√£o escrita decorrente, o que produz avan√ßos nas formula√ß√Ķes te√≥ricas. A an√°lise pessoal a √Ęncora da forma√ß√£o, e a Fazenda, em que pese n√£o impor escolhas, requer a demonstra√ß√£o institucional que qualifique o percurso de cada um.

A supervisão requerida a partir dos primeiros passos na clínica, acompanhada pelo Diretório da Fazenda ( que estatutariamente é responsável pelo ensino) e é entendida como um estágio intermediário e necessário entre o não saber que vem da clínica e o saber advindo da teoria.

O percurso institucional requerido se faz pela participa√ß√£o em Semin√°rios Introdut√≥rios, Semin√°rios Avan√ßados, Grupos de Estudos e produ√ß√£o escrita em forma de Oficinas de Psican√°lise, Oficinas de Pesquisa, Oficinas de Textos de Freud e Lacan e 4 Trabalhos Anuais, estes com um alcance maior e voltados ao estudo das estruturas cl√≠nicas ( histeria, neurose obsessiva, psicose e pervers√£o). Este percurso se estende por um per√≠odo de 4 anos e compreende o que a Fazenda reconhece como forma√ß√£o b√°sica. E √© desde l√° que se instala a forma√ß√£o permanente, √ļnica forma de pensar a forma√ß√£o do psicanalista, tendo em vista que se trata, nesta forma√ß√£o, das forma√ß√Ķes do inconsciente.

Eduardo R. Verano

 

»13/12/17 19:30
Assembléia

»13/12/17 19:30
Oficina de Psican√°lise de Fernanda Almeida

Veja a agenda completa »

© 2011 Associação Cultural Fazenda Freudiana de Goiânia. Todos os Direitos Reservados
Av. Anhangüera, 5.674, Ed. Palácio do Comércio, St. Central, CEP 74039-900 Goiânia - GO
Telefone: (62) 3212 3900